Redes Eletrônicas, Arte e Tecnologia

Prof. Responsável: Ivana Bentes

Projeto de Pesquisa e Extensão – iintegração Pós e Graduação Mapear, a partir de leitura dirigida da bibliografia especializada no campo da Comunicação, as principais questões estéticas, políticas e de transformação da subjetividade que surgem com as novas tecnologias da comunicação e da imagem. Noções como as de hipertexto, redes, simulação, interatividade, virtualidade, complexidade, bio-tecnologia, contaminação, tempo real, são o ponto de partida para essa investigação. O objetivo específico da pesquisa é pensar esses conceitos desdobrados no campo da produção da arte e estética contemporânea (da chamada midiarte) fazendo uma contraposição com os conceitos tradicionais da história da arte (suporte, estilo, autoria, etc.) e buscar entender que estéticas da Comunicação emergem nesse contexto. Outro desdobramento importante é analisar as consequências não apenas estéticas, mas políticas e filosóficas do conceito de “redes”,atravessando campos distintos: culturais, artísticos e sociais. A partir da metáfora da “rede” e do hipertexto, procurar estabelecer conexões com os conceitos de rede e campo social, redes urbanas, territórios virtuais eletrônicos, territórios estéticos (arte em rede) e ativismo político. Metodologia. No campo da comunicação, as redes eletrônicas, por sua estrutura de hipertexto, não-hierarquizada, acentrada e em constante mutação, tem funcionado como parâmetro para uma reformulação das teorias da comunicação baseadas nas mídias tradicionais. Para analisar essas transformações escolhemos o domínio das chamadas artes eletrônicas ou web arte. Um campo experimental, onde uma série de experimentos (de cunho estético, subjetivo, logístico) são realizados e ecoados, reaplicados e/ou apropriadas pela cultura de massa, também em mutação. Um segundo campo de interseção e análise aplicada escolhidos são as questões ligadas ao ativismo político, que incorporam as estéticas da Comunicação às questões tradicionais da política.
Financiador(es): Universidade Federal do Rio de Janeiro – Cooperação.
Número de produções C, T & A: 56 / Número de orientações: 31

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s