Humanos

Professores:

Fernanda BrunoFernanda Bruno

(Coordenação) Fernanda Bruno concluiu o doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2001. É pós-doutora pela Sciences Po – Paris, onde atuou como pesquisadora visitante de 2010 a 2011. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Publicou 27 artigos em periódicos especializados e possui 20 capítulos de livros e 4 livros publicados. Orientou 9 dissertações de mestrado e 5 teses de doutorado, além de ter orientado 25 trabalhos de iniciação científica e 11 trabalhos de conclusão de curso nas áreas de Comunicação e Psicologia. Recebeu 3 prêmios e/ou homenagens. Desde 1996 participou de 11 projetos de pesquisa, sendo que coordenou 7 destes. Atualmente coordena 2 projetos de pesquisa. Atua na área de Comunicação. Em suas atividades profissionais interagiu com 46 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Tecnologia, Subjetividade, Corpo, Tecnologias de comunicação, Cognição, Vigilância, Visibilidade. Blog

henrique-antounHenrique Antoun

Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1977), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1989), doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), doutorado Sanduíche em Sociologia da Comunicação pela Universite de Paris V (Renée Descartes) (1992) e pós-doutorado no McLuhan Program in Culture and Technology da Universidade de Toronto (2006). Atualmente é professor associado 3 e coordenador do grupo de pesquisa CIBERCULT – Laboratório de comunicação distribuída e transformação política – da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi diretor do departamento de Fundamentos da Comunicação da Escola de Comunicação entre 2008 e 2012 e coordenador adjunto do Programa de Pós-Graduação de Comunicação da UFRJ entre 2008 e 2010. Foi Secretário Executivo da ABCIBER – Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura – de 2007 a 2009, membro do seu Conselho Fiscal de 2009 a 2011 e é membro do seu Conselho Científico Deliberativo desde 2011. Foi coordenador do grupo de trabalho “Comunicação e Cibercultura” da COMPÓS – Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Comunicação – de 2007 a 2009. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teoria da Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: cibercultura, comunicação, politica e ética. Publicou 24 artigos em periódicos especializados e 41 trabalhos em anais de eventos. Possui 1 livro, 12 capítulos de livros publicados, 1 prefácio e 1 posfácio. Publicou 9 artigos em Jornais de Notícias e 2 artigos em revistas. Apresentou 113 trabalhos sobretudo em Seminários e Conferências. Possui 60 itens de produção técnica. Fez 5 relatórios de pesquisa. Supervisionou 1 trabalho de pós-doutorado. Orientou 27 dissertações de mestrado e co-orientou 1, orientou 7 teses de doutorado, além de ter orientado 10 trabalhos de iniciação científica e 16 trabalhos de conclusão de curso nas áreas de Comunicação e Design. Recebeu 5 prêmios e/ou homenagens. Entre 1998 e 2004 participou de 6 projetos de pesquisa, sendo que coordenou 4 destes. Desde 2007 coordena projetos de pesquisa com bolsa PQ2 do CNPq. Atualmente coordena o CIBERCULT – laboratório de comunicação distribuída e transformação política na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

ivana_bentes_1_100X100

Ivana Bentes Oliveira

Possui graduação no Curso de Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), mestrado em   Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Atualmente é professora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRJ e Diretora da Escola de Comunicação da UFRJ. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teoria da Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: estética, comunicação, audiovisual, cinema, imaginário social e pensamento contemporâneo, cultura digital. Atualmente se dedica a dois campos de pesquisa: Estéticas da Comunicação, Novos Modelos Teóricos no Capitalismo Cognitivo (CNPq) e Periferias Globais: produção de imagens no capitalismo periférico. É coordenadora do Pontão de Cultura Digital da ECO/UFRJ. É curadora na área de arte e mídia, cinema, audiovisual.

Mauricio Lissovskylissovsky

Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1981), mestrado em Comunicação (1995) e doutorado em Comunicação (2002) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Professor adjunto na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Roteirista de cinema e televisão, desenvolve pesquisas nas áreas de fotografia, cinema, memória, e mídia e política.

rosa pedro_100X100Rosa Maria Leite Ribeiro Pedro

Rosa Maria Leite Ribeiro Pedro é graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), com mestrado em Psicologia pela Fundação Getúlio Vargas – RJ (1989) e doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, concluído em 1996. Atualmente é Diretora-Adjunta de Pós-Graduação do Instituto de Psicologia da UFRJ, onde também é Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Psicologia. No âmbito deste programa, integra a Linha de Pesquisa Construção Psicossocial de Saberes e Subjetividades . Tem 4 Teses de Doutorado e 20 dissertações de Mestrado orientadas e defendidas. Orienta ainda 3 Teses de Doutorado e 3 Dissertações de Mestrado. Publicou 2 livros, diversos capítulos de livro e artigos em periódicos especializados, notadamente nos campos da Psicologia, Comunicação e Ciências Sociais. Coordena o Grupo de Pesquisa Cultura Contemporânea: subjetividade, conhecimento e tecnologia (CNPq) e neste âmbito desenvolve pesquisas em torno da produção de subjetividade na sociedade tecnológica, bem como dos processos de produção de conhecimento e inovação, tendo como base o modelo de redes sócio-técnicas. Tem participado ativamente de fóruns de discussão envolvendo as relações entre tecnologia e sociedade, dos quais se destaca a ABCiber (Associação Brasileira dos Pesquisadores em Cibercultura) e a Rede LiinC, dos quais é membro do Conselho Científico. Participa ainda das reuniões da ANPOCS, ANPEPP, da Sociedade Brasileira de Sociologia e da ABRAPSO.

Pós-graduandos:

icaroferraz_vidalIcaro Ferraz Vidal Junior

Possui graduação em Estudos de Mídia pela Universidade Federal Fluminense(2008), graduação em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense(2006), mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(2011), mestrado em Crossways in European Humanities pela Universidade Nova de Lisboa(2011) e curso-tecnico-profissionalizante em Publicidade pela Escola Técnica de Comunicação(2003). Atualmente é Membro de grupo de pesquisa da Universidade Federal Fluminense, Membro de corpo editorial da Ciberlegenda (UFF. Online), Professor Auxiliar I da Universidade Estácio de Sá e Bolsista de Doutorado, CAPES da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teoria da Comunicação. Atuando principalmente nos seguintes temas:corpo e cidade, dispositivos de visibilidade, informação.

janiaua_100X100

Jane Maciel

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Maranhão (2009). Mestre em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro – ECO Pós (2012), onde defendeu a dissertação Exposições para a fotografia comum: imagem, tecnologia e estética no Flickr. Doutoranda da ECO Pós (2013) e pesquisadora do Laboratório de Fotografia, Imagem e Pensamento da ECO-UFRJ, do Laboratório em Mídias e Métodos Digitais da UFRJ (MediaLab-UFRJ) e do Núcleo de Pesquisa e Produção de Imagem (IF-MA). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Imagem, Estética e Cultura Visual, atuando principalmente nos temas: fotografia, rede, arte e tecnologias da comunicação.

liliane_100X100Liliane da Costa Nascimento

Doutoranda na linha Novas Tecnologias e Estéticas do Programa de Pós Graduação da Escola de Comunicação da UFRJ (PPGCOM/ECo-UFRJ). Mestre em Comunicação e Cultura pela mesma instituição. Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atua em pesquisas nas áreas de Comunicação e Cibercultura, com ênfase nos temas tecnologias de vigilância e redes sociais.

pablodesoto

Pablo de Soto

Possui mestrado em Arquitectura – Royal Institute of Technology Sweden (2007). De 2002 a 2011 fue fundador y uno de los tres socios de hackitectura.net, un equipo de arquitectos, programadores y artistas pionero en los territorios emergentes en que se encuentran la arquitectura, los flujos electrónicos y las redes sociales. Creadores de Fadaiat y Wikiplaza Paris, sus trabajos se ha expuesto en multiples museos y centros de arte entre los que destacan el ZKM. Como artista visual ha participado en Sonar, Readme o LEV. Ha impartido conferencias y talleres en Francia, Croacia, Letonia, Alemania, Italia, Reino Unido, Eslovenia, Holanda, Dinamarca, Noruega, Marruecos, Portugal, Suiza, Suecia, Grecia, Egipto, Brasil, Colombia y Japón. blog

Iniciação Científica:

Anna instagram_100X100-Anna Carolina Bentes

Possui Ensino Médio pela Escola Parque (2008). Atualmente é graduanda de Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Bolsista PIBIC. Possui formação complementar em arte pela Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Atua nas áreas de Psicologia e Comunicação Visual.

mateus bayer [2]_100X100Mateus Thomaz Bayer

Discente do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é estagiário na Divisão de Psicologia Aplicada do Instituto de Psicologia da UFRJ.

Apoio Técnico:

déborah_100X100Déborah Abreu de Araujo

Graduanda de Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui interesse nas áreas de ativismo digital, divulgação científica e estudos de gênero. Atualmente é Bolsista CNPq da UFRJ e estagiária  de Jornalismo no Instituto Ciência Hoje.

natália mazotte_100X100

Natália Mazotte

Mestranda em Comunicação e Cultura do Programa de Pós-graduação da Escola de Comunicação da UFRJ, na linha Mídias e Mediações Socioculturais. Possui graduação em Direito pela Universidade Federal Fluminense (2009). Tem experiência na área de Comunicação, com interesse nos seguintes temas: cultura digital e novas subjetividades, cultura hacker, sistemas de reputação on-line, produção colaborativa e jornalismo digital.

 
Pesquisadores Associados

marciosantos_100X100

Márcio Emílio dos Santos

Atualmente desenvolve atividades como Tutor a Distância no curso de Pedagogia UAB/UFJF/CAPES e é membro do Laboratório de Estudos do Software – UFJF/SWS, participa de projetos sobre Visualização Avançada e Processamento de Coleções Massivas de Objetos Culturais para Análise Culturais e Digital Humanities . É mestre pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, Capacitação de Professores e Programas de Aprendizagem Inclusivos, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento cognitivo, software educacional e educação especial. Possui graduação em Pedagogia – Faculdades Padre Anchieta de Guarapari (2005). Especialista em Desenvolvimento do Potencial de Aprendizagem pelo ICELP/Israel. Especialista em Tecnologia da Informação e Comunicação para o Ensino pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Professor do Curso de Magistério do Estado do Rio de Janeiro. Professor do Projeto Autonomia e da Nova EJA do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

marcioferreira_100X100

Márcio Ferreira

Formado em Informática para gestão de Negócios pela Faculdade de Tecnologia de Praia Grande (2009). Trabalhou como analista desenvolvedor de sistemas na empresa Delta X (2008 – 2010); como analista de soluções para redação e manutenção de softwares no jornal Folha de S. Paulo (2010 – 2011); como programador para o site Busca Descontos (2011); e como analista programador na empresa IBIZ Tecnologia (2010 – 2011). Atualmente é analista programador sênior na plataforma de e-commerce VTEX.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s