Curso Cartografia de Controvérsias 2013

Prof.: Fernanda Bruno (ECO-PÓS)

EMENTA:

O curso explora a metodologia de cartografia de controvérsias para a pesquisa em ciências humanas e sociais, focalizando especialmente a área da comunicação e suas interseções. Num primeiro momento, serão discutidas teorias que fazem uso da cartografia como estratégia conceitual ou metodológica, identificando simultaneamente algumas noções correlatas (tais como diagrama, dispositivo, arquivo e rede). Num segundo momento, o curso se concentrará numa estratégia específica de pesquisa – a cartografia de controvérsias – e na teoria ator-rede que a orienta. Nesta segunda parte do curso, serão realizadas cartografias coletivas voltadas para os problemas de pesquisa explorados pelos alunos inscritos na disciplina.

PROGRAMA (in progress):

Aula  1 ( 4/4)Apresentação do programa e metodologia do curso

Apresentação dos projetos dos alunos

Próxima aula: leitura (textos Aula 2) e exploração dos sites recomendados (ver blog)

Aula 2 (11/4) Deleuze e Os Mapas. Cartografia como operador conceitual e metodológico (rizoma)

Fernand Deligny, Œuvres.

Fernand Deligny, Œuvres.

Referências de textos de Gilles Deleuze sobre cartografias e mapas (para a aula de 11/4):
Textos:

  • Deleuze, G.; Guattari, G. Mil Platôs, volumes 1 e 2. Editora 34, 1995.

Vol. 1. “Introdução” – PDF do livro no Dropbox.

DELEUZE, G. 1997. “O que as crianças dizem?” Em G. Deleuze (Org.), Crítica e clínica (pp. 73-79). Rio de Janeiro: Ed. 34 Letras

DELEUZE, G. PARNET, C. 1988. Diálogos. São Paulo: Escuta.

Próxima aula: leitura (Aula 3); visualização de cartografias (ver  blog) e descrição preliminar da controvérsia que desejaria explorar (um parágrafo)

Aula 3 (18/4) Controvérsia
Pipe

O que é uma controvérsia? Noções afins: equívoco, problema, diagnóstico.

Primeira discussão de propostas de controvérsias

Textos:

  • Latour, B. Reagregando o social: uma introdução à teoria ator-rede. EdUfba, 2012.

Parte I: Como desdobrar controvérsias sobre o mundo social

Quarta fonte de incerteza: questão de fato X questão de interesse.

Quinta fonte de incerteza: escrever relatos de risco.

  • Viveiros de Castro, E. Perspectival anthropology and the method of controlled equivocation. Tipití, vol. 2, 1, 2004.
  • Foucault, M. [a definir]

Próxima aula: leitura (Aula 4); visualização de cartografias de controvérsias (ver  blog) e descrição preliminar da controvérsia que desejaria explorar (um parágrafo)

Aula 4 (25/4) Escolha das controvérsias e formação dos grupos

Apresentação e discussão das propostas de controvérsias a explorar. Formação dos grupos e escolha das controvérsias.

Próxima aula: Leituras (aula 5) e primeira listagem dos principais temas e atores da controvérsia

Aula 5 (2/5)Cartografar Controvérsias
ANT_ballet
Princípios gerais da cartografia de controvérsias
Plano 1: mapa dos desacordos; paisagem da controvérsia. O que está em disputa?
Plano2: ator, agência, rastro.

Textos:

  • Latour, B. Reagregando o social: uma introdução à teoria ator-rede. EdUfba, 2012.

Parte I: Como desdobrar controvérsias sobre o mundo social

Segunda fonte de incerteza: ultrapassados pela ação (na péssima tradução para o português: “A ação é assumida”).

Quinta fonte de incerteza: escrever relatos de risco.

  • Tommaso Venturini (2010) Diving in magma: how to explore controversies with actor-network theory, 258-273. In Public Understanding of Science 19 (3).

Próxima aula:preparação preliminar do corpus da controvérsia (literatura, bases de dados, referências, testemunhos, declarações etc) e listagem dos principais temas e atores da controvérsia

Aula 6 (9/5) Corpora: organização, análise e visualização.
thumbnail
Discussão dos corpora das controvérsias (dados/literatura/testemunhos) e estratégias de organização, análise e visualização.

Participação: Fabio Malini

Textos: a definir

Próxima aula: a definir

Aula 7 (16/5) Vitória #HACKLABVIZ – Estratégias de visualização de dados
GrauDeEntradaMaisPopularesRTs

Aula 8 (23/5)  Plano 2: Ator, agência, rastro

Definições conceituais. Estratégias para identificar atores e seguir os rastros das ações.
Discussão sobre atores e ações das propostas de cartografias

Textos:
Latour, B. A Esperança de Pandora. Cap 9. A ligeira surpresa da ação. Edusc.
_______. Reagregando o Social. Parte II. Tópico “De atores a vínculos” do Segundo movimento: redistribuindo o local.
Despret, V. Os dispositivos experimentais. Revista Fractal, v. 23, n. 1, 2011.
Foucault, M. A vida dos homens infames.Vega.
Foucault, M. A arqueologia do Saber. Cap. III.4 “Raridade, exterioridade, acúmulo” e CAP III. 5 “O a priori histórico e o arquivo”.
Foucault, M., Deleuze, G. (1979), “Os Intelectuais e o Poder”, Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Edições Graal. 20ª edição, 2004
Ginzburg, C. “Sinais: raízes de um paradigma indiciário” IN Mitos, emblemas, sinais: Morfologia e História. 1ª reimpressão. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

Próxima aula: Completar a lista de atores e ações. Elaborar proto-diagramas das controvérsias.

[FERIADO Corpus Christi]

Aula 09 (6/6) Plano 2: Mediação, Tradução

Aula 10 (13/6) Plano 3: Redes e Diagramas

Textos:

  • Deleuze, G. Foucault. Lisboa: Vega

Cap. 1. Do arquivo ao diagrama. Tópico “Um novo cartógrafo”. PDF do livro no Dropbox e cópia na XEROX do ITAMAR (português).

Aula 11 (20/6) Plano 3: Redes e Diagramas

Aula 12 (27/6) Plano 4: Cosmopolíticas

Aula 13 (04/7) Apresentação e Discussão das Cartografias (blog)

Aula 14 (11/7) Apresentação e Discussão das Cartografias (blog)

Aula 15 (18/7) Apresentação e Discussão das Cartografias (blog)

Colaboradores: Fabio Malini, Pablo de Soto, Liliane Nascimento, Luiz Garcia, Marina Boechat.

América-Invertida31-205x300

Anúncios

Um pensamento sobre “Curso Cartografia de Controvérsias 2013

  1. Pingback: ORDINÁRIO-EXTRA-ORDINÁRIO da Fotografia Contemporânea | foto-arte-comum

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s