Controvérsia na produção de um filme de autoria coletiva

no limite do horizonte

A democratização dos meios de produção e distribuição comunicacional, através das tecnologias digitais, contribuiu nos últimos anos para o surgimento e proliferação de filmes feitos em contextos de educação que fazem questão de explicitar a importância do coletivo na sua criação.  A partir da análise de um conjunto de 100 filmes de curta-metragens que constam no banco de dados do Festival Visões Periféricas e que possuem as características descritas acima foi constatado que em muitas funções de equipe que constam na lista de créditos dos filmes figura a palavra coletivo.  Não há uma pessoa física responsável pela execução da função, há apenas a palavra coletivo.  Em todos os filmes analisados a palavra está associada a função direção mas também pode ser encontrada em outras funções como roteiro e produção. Esta cartografia fará o rastreamento do processo de realização de um filme inserido nesse conjunto de 100 filmes analisados, o curta-metragem “No Limite do Horizonte”, realizado em uma Oficina de vídeo no Núcleo de Arte Grécia, localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro. Esta investigação parte da premissa que o projeto onde se dá a produção do filme funciona como um dispositivo de produção de subjetivação de seus envolvidos. Esta produção se dá no confronto entre um ideal de coletividade presente nos projetos, expresso nos créditos do filme,  e as decisões que são tomadas no decorrer da produção e materializadas nas obras.

Em “No Limite do Horizonte”, a realização coletiva explicitada nos créditos do filme pressupõe a ausência de um centro emanador de decisões, normalmente atribuído ao diretor da obra. Nas entrevistas feitas com o coordenador da oficina e com uma das atrizes do elenco é possível perceber os ruídos produzidos no atrito entre a idéia de uma realização coletiva e as práticas de produção desse filme . Esses ruídos devem ser levados em consideração quando se analisa a produção de subjetividade decorrente do processo de aprendizagem do fazer audiovisual em projetos de formação, assim como nos resultados estéticos das obras. Neste caso a obra é analisada como enunciado não discursivo.

Controvérsia: A própria noção de autoria coletiva nesse filme é controversa uma vez que a função autor é subordinada a missão do projeto educacional mas sofre interferências (ruídos) no confronto com as práticas de produção do filme.

 

Atores e ações:

• Luiz Cláudio Lima (Orientador/Diretor do filme)
– Idealizou o filme e procurou agregar as pessoas que viabilizassem a produção;
– Um dos orientadores na produção do filme;
– Responsável por uma das edições do filme.

• Hugo Labanca (Co-orientador)
– Co-orientador na produção do filme;
– Um dos responsáveis pela edição do filme;
– Ex-aluno do Núcleo Arte Grécia;
– Responsável pela direção de fotografia do filme.

• Leonardo Oliveira (Editor)
– Um dos responsáveis pela edição do filme;

• Taíres Oliveira (Atriz/ diretora de arte)
– Atriz do filme;
– Diretora de arte do filme;
– Aluna do Arte Grécia;
– Inspirou o roteiro (?).

• Subúrbio em Transe
– Coletivo envolvido na produção do filme, agrega os atores;

• Escola Municipal Grécia
– Local das oficinas

• Núcleo Arte Grécia
– Núcleo responsável pelas oficinas;
– Local que reúne várias (liga) atores (como o Luiz, Taíres, Hugo…).

• Oficina de vídeo
– Um dos locais de produção usado pelo coletivo;
– De onde “saem” alguns atores da controvérsias, ainda que, o filme não tenha sido feito em um contexto de oficina.

• Festival Visões Periféricas
– Um dos marcos da controvérsia – exibição de uma das versões do filme

• Filme (a versão “oficial”, apresentada no festival) e as outras duas versões.

• Equipamento técnico
– Possibilitou que as várias versões fossem feitas – levando em conta as facilidades proporcionadas – softwares de edição).

• Subúrbio (Território)

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s