Chamada à Guerrilha do Acesso Aberto!

.

No seu Manifesto da Guerrilha do Acesso Aberto, Aaron Swartz incitava a academia a liberar o conhecimento científico trancado por um punhado de corporações privadas dos direitos autorais. Três anos depois, o hacker enfrentava a perseguição do MIT e do governo dos Estados Unidos por liberar um arquivo de artigos acadêmicos. Sem resistir à pressão, ele se suicidou em janeiro de 2013 aos 26 anos de idade. Outros hackers do conhecimento aberto, como Bradley Manning e os criadores de Pirate Bay, estão atualmente na prisão com destinos incertos.

Como a situação desses jovens nos afeta como pesquisadores? E como internautas? E como cidadãos? E como estudantes da universidade pública? Como agir no agressivo contexto do capitalismo cognitivo onde recentemente, na Escola de Comunicação da UFRJ, um professor foi ameaçado por uma agência de direitos autorais por compartilhar online um arquivo PDF com seus estudantes? Podemos pensar e responder coletivamente às questões lançadas no manifesto?

O encontro tem como objetivo responder à chamada de Aaron e juntar-nos à Guerrilha do Acesso Aberto através de um ato público, onde discutiremos os desafios expostos ao mesmo tempo que trocaremos saberes e ferramentas que permitam conectar melhor nossas pesquisas ao conhecimento comum.

Atividade proposta por Pablo de Soto com o apoio do Pontão da ECO em parceria com o MediaLab.UFRJ.

Lugar: Primeiro Pátio (Jardim Secreto) da Escola de Comunicação da UFRJ.

Data: 9 de maio – das 18 às 21h.

Anúncios

Um pensamento sobre “Chamada à Guerrilha do Acesso Aberto!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s