O aquecimento global na Wikipédia

GISS_temperature_2000-09_lrg

O que está em jogo na controvérsia da mudança climática é a ideia de que a Terra está aquecendo devido ao aumento da concentração na atmosfera de gases do efeito-estufa, produzidos na maior parte por atividades humanas (queima de combustíveis fósseis, atividades industriais, agropecuárias, desmatamento etc.).

Essa visão é praticamente consensual entre os cientistas do clima, mas é contestada por “céticos” ou “negacionistas” em graus variados. Grosso modo, há quem diga que não está havendo aquecimento, mas sim resfriamento global; há quem diga que a Terra está, sim, aquecendo, mas que a culpa não é dos humanos; e há quem reconheça que a culpa é nossa, mas não há nada que possamos fazer para conter esse fenômeno.

Como se trata de uma controvérsia muito ampla, citada por Tommaso Venturini como um exemplo de problema que um pesquisador jamais vai conseguir atacar individualmente, proponho abordar uma dimensão específica dela – a forma como ela está sendo posta em cena na Wikipédia.

A Wikipédia é um objeto de estudo interessante por ser um espaço de produção de conhecimento onde as credenciais dos cientistas não têm validade – ali a reputação é construída pelas ações de cada usuário dentro do sistema (você é o que você faz, precisamente como a ANT define os atores). Trata-se de um universo sociotécnico por excelência, construído coletivamente por atores humanos e não-humanos. E tem ainda a vantagem de conservar os rastros deixados pelos diferentes atores durante o processo de construção – todas as versões de cada verbete estão disponíveis para consulta, incluindo vandalismos e edições revertidas.

A base para a cartografia proposta será uma análise do histórico de edição de 15 verbetes sobre aquecimento global desde a sua criação. Os resultados dessa análise foram apresentados em 2012 e estão disponíveis aqui: http://www.sbhc.org.br/resources/anais/10/1345049187_ARQUIVO_Esteves&Cukierman_SBHC2012.pdf

Proponente: Bernardo Esteves (estevesb [at] yahoo.com)

Deixe um comentário